Conecte-se

ENSAIOS

ENSAIOS#TERREMOTO

Terremoto no Nepal

Daniel Marenco | Kathmandu, Nepal

Em abril 2015 um forte terremoto atingiu o Nepal, matou mais de 8.000 pessoas e feriu mais de 21.000. Com uma magnitude de 7.8, foi o pior desastre natural a atingir Nepal desde o terremoto de 1934. O terremoto provocou uma avalanche no Monte Everest, matando 21 pessoas e tornando o 25 de abril o dia mais mortífero da montanha.

30 de mar. de 222 min de leitura
30 de mar. de 222 min de leitura

Centenas de milhares de pessoas ficaram desabrigadas e aldeias inteiras foram afetadas em vários distritos do país. Edifícios centenários foram destruídos em locais de Patrimônio Mundial da UNESCO como em Kathmandu. Entre eles, Kathmandu Durbar, a Praça Durbar de Patan, a Praça Durbar Bhaktapur, o Narayan Templo Changu e o Swayambhunath Stupa.

O templo de Pashupatinath é um famoso templo Hindu sagrado, dedicado a Pashupatinath e está localizado nas duas margens do Rio Bagmati, no leste da cidade de Katmandu. Ele ficou intacto com o terremoto e é o local de cremação de Katmandu, onde as famílias aguardam seu turno para se despedir com os ritos hindus das vítimas do terremoto do país asiático.

A recente tragédia nepalesa trouxe ao país prejuízos que vão além dos materiais. Na época a embaixadora do Brasil no Nepal, Maria Teresa Pessôa, analisou os impactos sociopolíticos da tragédia em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

"É um país que tenta finalizar uma constituição democrática. A primeira de sua história a ser escrita por uma constituinte eleita pelo povo", disse a embaixadora à Folha.

Após uma guerra civil com milhares de mortos, o Nepal deixou de ser uma monarquia, em 2008, para tornar-se uma república.

"Ainda é tudo muito precário. Todo esse processo histórico foi atropelado pelo desastre", afirma Pessôa, que chegou há apenas um mês ao país.O PIB do Nepal é de US$ 19,6 bilhões. O governo estima serem necessários US$ 2 bilhões para reconstruir casas, hospitais, prédios públicos e o patrimônio cultural. Hoje, o país é o 145º no Índice de Desenvolvimento Humano. O Brasil é o 79º.

#TERREMOTO
TRAGÉDIAS
NEPAL
KATHMANDU