Conecte-se

PORTFÓLIO

PORTFÓLIO#PORTFÓLIO

Brasil distópico

Daniel Marenco, Editor Visual da Headline

Multicultural, multiétnico, profundamente desigual e hoje distópico, Daniel Marenco oferece um olhar sobre os Brasis desde a posse de Dilma Rousseff até o Bolsonarismo que afunda o país em obscurantismo e violência

31 de mar. de 222 min de leitura
31 de mar. de 222 min de leitura

Daniel Marenco é um jornalista de imagem que desde 1999 captura um pouco dos tantos Brasis possíveis. Em Brasília, registrou a ascensão Bolsonarista e com ela o obscurantismo que levou o país a um retrocesso sem precedentes nos direitos humanos. Com larga trajetória no fotojornalismo e na fotografia documental, sua carreira passa pelas redações dos maiores jornais do país e por diversos assuntos. Sua fotografia esteve perto dos últimos quatro presidentes do país, também cobriu intensamente as manifestações de 2013 e o processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff.

Documentou muitas tragédias, como a de Mariana e Brumadinho. Já cobriu eventos internacionais que vão desde os jogos Panamericano até o terremoto no Nepal ou a desmobilização da Missão de Paz no Haiti. Tem ainda no currículo a Olimpíada do Rio em 2016 e a Copa do Mundo de 2014. 

Assista ao vídeo dos últimos anos destes tantos Brasis

Com seu trabalho fotojornalístico foi quatro vezes indicado ao prêmio Esso. Em 2009, em duas categorias, com o especial sobre o Presídio Central de Porto Alegre e em 2015, com uma dupla indicação, pelas fotos ‘Terremoto em Katmandu‘ publicada na Folha de São Paulo e ‘Marcado a ferro e fogo‘, capa do Jornal O Globo. Sua fotografia contundente também é muito autoral. Mesmo na correria das grandes redações, suas coberturas dos acontecimentos muito se assemelham ao documentário aprofundado das grandes reportagens.

Em 2018, Marenco estreou como documentarista com o doc Contramaré, feito no Complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro, e selecionado por festivais do mundo inteiro.

#PORTFÓLIO
ENSAIO VISUAL
BRASIL
DILMA ROUSSEFF
JAIR BOLSONARO